Dicas para as mamães – O bebê mês a mês no primeiro ano
fotos book infantil sp |
Sessão de Fotos Bebê em estúdio |
1º mês – Dorme bastante e a visão é limitada (enxerga somente se o objeto for colocado próximo a seus olhos). Movimenta o corpo em cadência com a voz e chora por comida. Ele mama a cada três ou quatro horas – mas esses intervalos podem ser menores. Também reage aos sons mais altos e pode se assustar com ruídos inesperados.
2º mês – Ele acompanha pessoas e objetos. Consegue emitir sons e já tenta levantar o tórax com a cabeça. Acalma-se ao ouvir vozes e sorri. Mexe braços e pernas desordenadamente devido à falta de coordenação e tenta pegar objetos suspensos. Nessa fase, está com os músculos do pescoço mais enrijecidos.
3º mes – As glândulas lacrimais começam a funcionar. Ele reconhece os pais, consegue firmar a cabeça e ganha peso. Agita-se com brincadeiras, escuta música e responde aos estímulos dos pais com sorrisos, sons vocálicos e gritinhos. Também começa a brincar com as próprias mãos, levando-as à boca. A criança
já consegue segurar objetos com firmeza por alguns minutos. Ela também fica de bruços e
apóia-se nos antebraços para observar o que se passa a seu redor. Curiosa, procura objetos que foram removidos para pontos distantes da sua visão e segue objetos com o olhar até 180 graus.
4º mes – Grita forte e demonstra preferência por brinquedos. Também ri bastante, expressa desagrado e reconhece a voz dos familiares. Em geral, a mãe volta a trabalhar. Podem ser incluídos na alimentação sucos e papinha de frutas. Nessa fase, o bebê tem sua capacidade visual aumentada e fica em pé quando segurado pela cintura. Ele ainda explora objetos com a boca e balança brinquedos sonoros.
5º mês – Imita caretas. Segura objetos com firmeza e consegue se arrastar para pegá-los. Chupa os dedos dos pés e brinca com eles. Além disso, percebe o barulho dos brinquedos e fica atento para o que acontece ao seu redor. Balbucia, movimenta-se com mais agilidade e pode rolar. Também tenta fazer força para sentar-se. Ele consegue discernir uma voz doce de uma áspera e demonstra com expressão facial algo que lhe desagrada. Chacoalha brinquedos, brinca de esconder e transfere objetos de uma mão para a outra.
6º mês – Tudo o que pega leva à boca. Olha quando é chamado e podem nascer os primeiros dentinhos, em geral os centrais superiores. Ao final do sexto mês, fica sentado. Ele come papinhas, balbucia monossílabos associados com figuras e gosta de brincar de esconder. Demonstra grande interesse pelas mãos e gosta de passear nos ombros dos adultos. Já estica os bracinhos para pedir colo e elege o brinquedo favorito.
7º mês – Grita e ri alto e ensaia engatinhar, mas ainda não consegue. Mas já tem uma visão maior do mundo. Apanha pedacinhos de comida e come. Adora mudar objetos de uma mão para outra e levanta os braços em saudação. Também tem reações de estranheza a pessoas e objetos não conhecidos e sente medo. Repete os próprios sons.
8º mês – Ganha força no quadril e alguns conseguem engatinhar. Já senta sozinho mas estranha pessoas. Adquire mais dois dentinhos, começa a entender o significado do não e a ficar de pé com apoio. Segura objetos com a ponta dos dedos, bate palmas e coloca vários cubos dentro de uma caixa. Acena e pára quando lhe dizem “não”. Manifesta sentimentos de raiva quando é contrariado.
9º mês – Consegue engatinhar bem e adquire mais força nos pés. Passa a manifestar de forma mais clara sua personalidade, gosta de ser o centro das atenções e faz gracinhas. Agarra-se a móveis e consegue se levantar. Podem nascer mais dentinhos e ele é capaz de usar xícara ou copinho. É muito ativo durante o dia, olha entre as pernas abertas e empilha dois cubos. Imita sons e acha brinquedos escondidos. Adora jogar objetos ao chão e observá-los cair. Repete sílabas.
10º mês – Senta e levanta sozinho, dá tchau e pode falar papai e mamãe. Come bolacha, é curioso, engatinha bem e fica em pé com apoio. Gira a parte superior do corpo para alcançar um objeto, melhora a habilidade manual e começa a definir qual mão vai ser a dominante. Já troca passinhos com apoio, imita sons e pode falar dissílabos. As meninas ficam mais femininas e elegantes. Interessa-se por fotos, desenhos e figuras.
11º mês – Ele suporta bem ficar períodos sozinho e brinca com outras crianças. Caminha com apoio, passa da posição de pé para sentado e desloca-se segurando em móveis. Diz mamá, papá e tchau. Vira páginas de um livro, segura copos e chama adultos e crianças para brincar. Ganha mais dentinhos. Também atende a
“dá”, mas não solta o objeto. Move-se com agilidade, sobe e desce de móveis e escadas.
Já abre gavetas e começa a ter noção do que é proibido e permitido.
12º mês – Tem interesse pelas cores e coopera para se vestir. Entrega um brinquedo quando pedem e sua linguagem fica mais apurada. Dá uns passinhos, porém prefere engatinhar para explorar o mundo. Já pode fazer alimentação variada com a família, mas gosta de comer com as próprias mãos. Define gostos e aversões, pode ter menos apetite e lembra onde estão guardados seus brinquedos.
Visite também nosso site: www.biancamachado.com.br
(11) 97107-1018