Fotografia para Batizado
Como Planejar o Batizado do seu bebê?
fotografia para batizado |
Além da parte de fotografia para batizados, vamos deixar algumas dicas para os clientes que querem planejar sua cerimônia com muito carinho e criatividade.
A festa de batismo normalmente é oferecida apenas para os familiares e amigos mais próximos, e adaptada de acordo com o horário de término da celebração. É claro que não há nenhuma proibição se você quiser fazer um festão, mas a maioria das pessoas deixa a festa maior para o aniversário de 1 ano do bebê.
Precisa mandar convite?
Existem convites especiais para batismo (com anjinhos ou outros símbolos religiosos), que podem ser comprados prontos em livrarias e papelarias especializadas ou ser confeccionados de acordo com o desejo dos pais.
Mas o convite também pode ser feito apenas por telefone ou até email, já que os convidados costumam ser pessoas próximas.
Quem convidar para o batizado?
Em geral o batizado é uma festa mais íntima, na qual são incluídas somente as pessoas que estiverem na cerimônia na igreja (saiba mais sobre como se preparar para a cerimônia do batizado). Convidam-se os padrinhos, além dos avós da criança e os tios de primeiro grau (irmãos dos pais).
A expectativa é que haja alguma reunião ou comemoração logo depois da parte religiosa (um almoço ou lanche, dependendo do horário), mas não é uma obrigação.
Se você não quiser ou não puder fazer uma festinha, despeça-se dos convidados na igreja mesmo, e, quem sabe, entregue algum tipo de lembrancinha para agradecer a presença.
Lembre-se de que o batizado é um evento em torno de um tema sério e adulto, e não uma festa para crianças. Só convide crianças se for mesmo necessário, para evitar confusão na igreja (criança nenhuma aguenta ficar quietinha por tanto tempo!). E não precisa se preocupar com entretenimento infantil se for oferecer uma festinha depois.
Batizado de manhã cedo: café da manhã e brunch
Se o batismo for muito cedo e as pessoas saírem da igreja antes das 11h, uma boa opção é um café da manhã caprichado, com pães diversos, dois ou três tipos de bolos mais sequinhos, geleias, frios, frutas, café, leite, chocolate e sucos.
Se quiser prolongar mais a reunião, ofereça, em vez do café, um brunch, que é uma mistura de café da manhã e almoço leve. Os quitutes são os mesmos do café da manhã, mas você pode acrescentar saladas (de folhas, de macarrão, só de tomates com pedaços de mussarela e manjericão), tortas salgadas ou quiches e sobremesas.
Batizado no fim da manhã: almoço em casa
Se a celebração do batizado terminar perto da hora do almoço, o ideal é que seja servida uma refeição na casa dos pais ou de um parente cuja casa acomode melhor as pessoas. Às vezes são os padrinhos ou os avós que oferecem o almoço.
A comida pode ser mais leve, combinando com a ocasião, mas, se você é mesmo da turma da feijoada ou do churrasco, faça o que for do seu gosto e, acima de tudo, seja prático.
Uma sugestão para agradar todos os paladares é preparar uma massa ou torta salgada, dois pratos com carne ou frango e batatas, arroz e uma saladona.
Uma mesa com massas e molhos variados e também saladas (pode ser uma de folhas verdes e legumes e outra de batata, maçãs picadas e maionese) costuma ser mais fácil de organizar e não sai tão cara.
Para a sobremesa, além do bolo, você pode servir uma torta e uma musse ou encher uma mesa de docinhos.
Se o almoço for em um restaurante, os pais devem pagar para todos?
Sim, o costume é que os pais ofereçam o almoço, se convidarem os padrinhos e parentes para ir a um restaurante.
Não tem problema nenhum cada um pagar a sua conta, desde que isso tenha sido combinado antes com todos e esteja bem claro, para não criar situações chatas de última hora.
Se você não está podendo bancar um almoço para muita gente, existe a possibilidade de convidar apenas os padrinhos para almoçar fora, em agradecimento. Nesse caso, chame somente quem for estritamente necessário para a cerimônia na igreja (como os avós) e use a sinceridade, dizendo que não vai haver comemoração, apenas um almoço simples com os padrinhos.
Batizado à tarde: café ou lanche
Se a cerimônia do batismo for depois do almoço, você pode servir um lanche para os convidados. O cardápio é mais livre: café, sucos, refrigerantes, sanduíches de metro, salgados, pães, tortas, docinhos… Tudo vai depender do seu orçamento.
Você também pode oferecer uma festinha no estilo coquetel, com salgadinhos e bolo, como faria numa festa normal de aniversário de criança. A opção do café (ou chá), porém, é mais charmosa, porque os convidados podem se sentar em volta da mesa e conversar sobre a linda vida que o bebê terá pela frente.
Decoração: o que fazer?
Uma reunião de batizado não precisa de decoração muito elaborada e nem “tema”. Um arranjo de flores brancas na mesa ou vasinhos menores espalhados pela sala já dão o tom elegante e sóbrio da ocasião. O branco e as cores suaves são os mais usados — para o bolo e os docinhos, por exemplo. Anjinhos também podem servir de enfeite para paredes e mesas, se for do seu gosto.
Não há problema algum em fazer uma reunião descontraída e despojada, mas se você quiser apostar em toalhas de renda, velas perfumadas e talheres, pratos e copos de verdade, no lugar dos descartáveis, certamente vai criar um clima mais caprichado.
Lembrancinha: o que dar
Uma data tão especial como o batizado merece ficar guardada na memória de quem esteve presente, principalmente por ser um círculo tão íntimo de parentes e amigos. Por esse motivo, é simpático oferecer lembrancinhas aos convidados.
Existem várias opções ligadas ao tema religioso, como terços ou miniterços e vidrinhos de água-benta. Mas nada impede que você ofereça lembrancinhas mais livres, como marcadores de livros, plantas, bem-casados ou caixinhas com brigadeiros ou trufas. A regra geral é entregar uma lembrancinha por família.
Pode fazer a festa de batismo junto com o aniversário de 1 ano?
Sim, é até possível fazer a festa de batizado junto com o aniversário de 1 ano. Há, porém, algumas considerações.
Em primeiro lugar, os padres preferem que a criança seja mais nova na hora do batizado. Além dos motivos religiosos (de abençoar a criança o quanto antes), há o fato de uma criança de 1 ano já ser bastante ativa e poder ter dificuldade em ficar quietinha na hora da cerimônia.
Depois, é preciso pensar na lista de convidados. Pode ser que ela seja maior que a do batizado sozinho. Pense bem se vale a pena convidar todo mundo para a cerimônia na igreja. Uma opção é fazer o batizado de manhã e a festa à tarde, assim nem todos os convidados precisam ir à igreja também (só os mais próximos).
Se a festa de 1 ano que você planeja fazer for uma reunião íntima, então é realmente mais fácil fazer uma comemoração só.
A cara da festa ou do almoço pode ser mais de aniversário. O convite precisa explicar a comemoração dupla (batizado e aniversário), e o tema da festa pode ser mais discreto. Temas de personagens infantis, que caem bem nos aniversários, nem sempre se encaixam para a ocasião do batismo.
Vale à pena contratar um fotografo profissional?
Acesse nossos preços e promoções no site www.biancamachado.com.br. As igrejas, são locais maravilhosos e “escuros”, onde as câmeras amadoras podem estragar a recordação do seu bebê. Consulte nossos pacotes e mostruários pelo site clicando aqui.
Fonte: Site e-family
Visite também nosso site: www.biancamachado.com.br
(11) 97107-1018